
Há quase três anos Resende perdia o médico Daniel Brito, responsável por revolucionar a saúde da cidade do sul fluminense. Ele foi vítima de um infarto fulminante em agosto de 2022, quando tinha 68 anos. Porém, o legado construído pelo ex-secretário de saúde entre 2009 e 2016, assim como os projetos que ele deixou prontos, permanece até hoje na cidade do sul fluminense, salvando vidas e melhorando a saúde das pessoas todos os dias.
Brito foi responsável, por exemplo, pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Grande Alegria, Hospital da Criança e do Ambulatório da Mulher na cidade.
O ex-secretário foi um divisor de águas em todos os seguimentos da Saúde de Resende, entre eles os investimentos massivos em reformas e construções de postos de saúde da família, essenciais para alavancar os programas de saúde da família e implantação de atendimentos especializados, entre outras frentes.
Um exemplo foi a Unidade de Saúde da Família do bairro Liberdade. A estrutura de dois pavimentos, com consultórios médico e odontológico, sala para educação em saúde, para fisioterapia, para curativos, Central de Esterilização, Dispensário de Medicamentos, entre outros, ampliou o até atendimento para 3.800 moradores dos bairros Liberdade e Santa Cecília, na ocasião.

Para se ter uma ideia do legado de Daniel Brito para a Saúde de Resende, o posto da Liberdade foi apenas uma das mais de dez obras ou reformas de grande envergadura em 2012. Naquele ano, o ex-secretário também foi o responsável pela Fábrica de Óculos, Unidade Básica de Saúde da Grande Alegria, Centro de Especialidades Odontológicas da Cidade Alegria, Ambulatório Especializado da Mulher, Hospital da Criança, reforma da recepção do Hospital de Emergência, reforma no posto de saúde da Fazenda da Barra I e novos postos de saúde no Morro do Cruzeiro e Cabral.
Daniel Brito: um colecionador de prêmios
Daniel Brito tinha, além do amor à medicina, um perfil técnico que permitiu o então secretário projetar Resende nacionalmente através de projetos de curto e longo prazo, vistos e sentidos pela população até os dias de hoje.
Pelo trabalho, Daniel Brito se transformou em um colecionador de prêmios. Entre eles algumas edições do Prêmio Brasil Sorridente, honraria criada pelo Conselho Federal de Odontologia em parceria com o Ministério da Saúde.

O objetivo do prêmio é incentivar as Prefeituras e premiar anualmente o município brasileiro que mais se destacar no atendimento odontológico dentro da rede pública de saúde. Esse foi o caso do “Cárie Zero”, um dos programas da gestão de Daniel Brito, que levou Resende à conquistar um Prêmio Brasil Sorridente.
Daniel Brito salva Santa Casa

Daniel Brito teve atuação marcante no amparo da prefeitura à Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Resende (Apmir). Brito também foi o responsável por salvar a Santa Casa de Resende em 2016, quando a unidade de Saúde estava ameaçada de fechar as portas.

Na época, Brito não só atuou para cobrir um rombo mensal de R$ 126 mil na folha de pagamentos da Santa Casa como deu início a uma série de exames e procedimentos de saúde que começaram a ser realizados no local pela chegada de novos equipamentos. Além disso, o ex-secretário acionou diversas empresas, que ajudaram na restauração, mobília e compra de novos equipamentos para a unidade, entre elas a Volkswagen Caminhões e Ônibus.